quinta-feira, 2 de março de 2023

EDMILSON LOPES JÚNIOR

 

      

EDMILSON LOPES JÚNIOR   conhecido popularmente por “FONÔNIMO”, natural de Apodi, nascido a 20 de setembro de 1962, filho de Edmílson Lopes de Oliveira, vulgo NENÉM LOPES, natural de Apodi, nascido a 19/08/1930, filho de Joaquim Lopes de Oliveira e Quitéria Soares de Oliveira; e de Rita Gomes de Oliveira, natural de Apodi, nascida a 30 de agosto de 1930, filha de Aristófanes Gomes de Oliveira e Inácio Gomes de Oliveira. Começou a estudar com sete anos com sua mãe e posteriormente estudou na Escola Estadual Gerson Lopes. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. Em 1978 foi o segundo colocado no vestibular de Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com mestrado e doutorado em sociologia. Atualmente é professor da UFRN, em Natal. Antes havia sido professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Campus de Mossoró, porém, em 2002, devido à política foi exonerado do cargo de professor da UERN. Na época o Reitor  Valter Fonseca queria que ele votasse em Fernando Bezerra, como ele votou em Vilma de Faria, logo perdera o emprego, mas em seguida ingressou na UFRN. Na realidade a vingança de Valter Fonseca foi de água abaixo, já que Edmílson Lopes saiu de uma universidade estadual e passou para uma federal.


Primeiro candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores em Apodi, cujo pleito eleitoral foi realizado no dia 15 de novembro de 1982, e ele conquistou apenas 23 votos. Em 1986 foi candidato a deputado estadual pela legenda do PT, conquistando apenas 660 votos, somente em Apodi. Na época, Chico Paulo comentou o seguinte: “como é que pode  Edmílson Lopes, sem dinheiro, conquistou mais votos do que o meu candidato e eu gastei um montão de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDMILSON LOPES JÚNIOR

         EDMILSON LOPES JÚNIOR     conhecido popularmente por “FONÔNIMO”, natural de Apodi, nascido a 20 de setembro de 1962, filho de Edmíl...